Filosofia e Psicanálise (UFES)


Totem tabu, função do pai e sua relação com a  cultura

Renedir Souza Rozario
Psicologia dos neuróticos, o timbre que faz com que o humano recalque vontades para que  se encaixe à horda. Na explicação de si mesmo o humano tem três pensamentos, um deles é o animista ou mitológico o qual considerado o mais completo quanto coerente.
Segue se em contrapartida a explicação do complexo de Édipo em que acredita - se sobre a formação de cultura e sociedade. É nessa estruturação,  regras a serem seguidas o qual o não cumprimento acarretaria em uma punição para que servisse de exemplo aos demais e assim manter a ordem onde o cerne seria a proibição da oxigamia (casamento, relação sexual entre membros do mesmo grupo, familiares).  Essa característica é visualizada em outras organizações culturais,  de um  pai supremo operando como a figura totêmica.
Darwin faz uma inferência ao assunto usando a colônia de gorilas a qual apenas um macho adulto é enxergado pelo bando sendo este o dono de todas as regalias. Mas o gorila jovem cresce e deseja a posição do macho supremo e esse por sua vez para ter tal direito, e necessário que saia vencedor.
Em suma dá se aí ênfase à função de pai porém de forma figurativa .   E nesse drama simbólico como o privador do gozo materno e nas palavras e Lacan:
Essa concepção ... entre os efeitos inconsciente dessa função e as relações narcísica ou entre os efeitos inconsciente e as relações reais que o sujeito mantém com a imagem  e a ação que a pessoa do pai encarna...
Esse sujeito esta   situado na cultura de forma  intrínseca, responsável pela castração,  cortando o elo da simbiose.
 

 Referências

http://www.blogpsicologos.com.br/psicologia/resenha-de-livros/item/46-freud-totem-e-tabu às 16:32
BELO, Fabiano Chagas. Sobre o legado de Breuer e Anna O. Tempo psicanal.,  Rio de Janeiro ,  v. 43, n. 2, p. 391-407, dez.  2011 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-48382011000200009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  10  abr.  2018

Capítulo 3: Alguns aspectos da epistemologia freudiana - Maxwell - PUC-Rio
PDFhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br › ...
 
BENTO, Victor Eduardo Silva. Totem e Tabu: uma "semiologia psicanalítica" em Freud?.Estud. psicol. (Campinas),  Campinas ,  v. 24, n. 3, p. 397-406,  Sept.  2007 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2007000300011&lng=en&nrm=iso>. access on  11  Apr.  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2007000300011.









Como o autor concebe o tato na experiência humana?

De acordo com o texto, o autor mostra alguns exemplos vivenciados por ele em relação ao tato; situações as quais ele viu e interpretou e outras as quais ele mesmo passou. Também define o tato como uma meditação filosófica ainda não conhecida/definida, se fala das outras formas de sentido, menos desta.
O autor Rubem Alves corpo do amado ou a dor de um tapa bem marcado. Como uma forma de êxtase o tocar a pele e sentir emoções é algo que o ser humano se apropria desde o nascer através do simples contato com o seio da mãe ao sugar.



A educação tem o intuito de levar o indivíduo a pensar, ensinar a ver e criar possibilidades diante das entraves encontradas.
Temos conhecimento acumulado hoje presente em livros e tantos outros canais, porém tem sido um desafio instigar o aluno a querer reter destes e aplica-los e desenvolvê-los conforme situações que emergem de situações desafiadoras.

O professor olhar seu ofício como missão, o papel muda de cor e figura e tomar posse de tal e de extrema importância, pois atualmente, está na mãos destes o tecer um mundo/cultura/pessoas melhores, tornando-o também de tal forma a projetarem o futuro como homens pensantes.



Enquanto o educando estava distraído com seus afazeres (rotina), o educador estava a usar a sua magia até que conseguiu chamar a atenção de seu objeto de ensino o educando.
No filme relata o processo de aprendizagem e da presença do professor diante ao educando. Enquanto o mesmo instiga ao interesse, o mesmo em suas tentativas ainda errôneas tem sido observado pelo mestre de longe e sem muitas interferências, visto que é necessário que o educando construa sua própria forma de aprendizagem.
Se tornando então, aquele que deve instigar, de observar a aprendizagem possibilitando e mantendo de forma constante a vontade do aprender no educando. De sentar ao lado, instruir quando necessário aos desafios os quais forem surgindo. Ensinar novamente o caminho quando assim ser necessário, de voltar atrás corrigindo possíveis falhas...
Renedir $ouza

23/10/2017


É dos sonhos que nasce a inteligência. A inteligência é a ferramenta que o corpo usa para transformar os seus sonhos em realidade. É preciso escutar as crianças para que a sua inteligência desabroche.
Rubem Alves
É verdade, quantas vezes eu achei que era importante apenas falar, falar... e ouvir menos pois de certa forma é necessário se estabelecer ordem de acordo como manda o figurino. Todos querem ser ouvidos sem interrupções e com isso surge a limitação da expansão da inteligência...
Vejo que é necessário o ouvir, investir tempo para ouvir os sonhos se transformando em inteligência e a aprendizagem a qual almejamos acontecer...
Renedir $ouza




Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar
Kant
Li em certo artigo que o filósofo é  considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre as questões e busca o conhecimento através da filosofia.
Até o presente momento, temos sido direcionados a rever nossas atitudes enquanto profissionais, onde acredito que o pensar sobre tal afirmação nossos olhos se abrem e podemos sorrir mas também chorar e aprender a fazer diferente onde outrora não acertamos.
A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens, ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência sobre o mundo política... Sendo assim não há como não agir sem rever sem refletir sem questionar, ou será que ainda estamos presos à caverna?

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