SUGESTÕES DE SEQUENCIAS DIDÁTICAS DA WEB
![]() |

SRE: Almenara
ESCOLA:________________________________________
ANO: _______________
turma: _____________
PROFESSORA
RESPONSÁVEL: ____________________
Sequência didática -
Fábulas
Objetivos:
Promover atividades que desenvolvam a
habilidade de:
• Selecionar procedimentos de leitura
adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e
suporte;
• Desenvolver sua capacidade de construir um
conjunto de expectativas (pressuposições antecipadas dos sentidos, de forma e
da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero,
suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos
gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc);
• Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros
e temas com os quais tenha construído familiaridade;
• Selecionar procedimentos de leitura
adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e
suporte.
Justificativa:
Observando que, de uma maneira
geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo
professor, essa sequência didática, visa oferecer atividades diversificadas e,
que tais atividades possibilitassem o prazer da leitura.
Tempo da Atividade
Aproximadamente um mês
Material
Atividades de leitura silenciosa
e oral acompanhada de ilustração do texto;
Livros de fábulas e folhas para o desenho.
Livros de fábulas e folhas para o desenho.
Temas Transversais
- ÉTICA: diálogo,
respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como
instrumento para esclarecer os conteúdos.
O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura. - PLURALIDADE
CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas
educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade,
valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento
de liberdade de consciência e de associação.
Literatura e tradição: histórias; fábulas, contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias.
Procedimentos:
• Sensibilização:
O
professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam
histórias de fábulas.
• Concretização:
-
Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das fábulas.
Selecionam-se
algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos
alunos para serem trabalhadas.
O
professor realiza leituras procurando conduzir a leitura com inferências,
também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz,
enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto.
Avaliação:
Durante a realização de a
atividade, observar o prazer, a curiosidade e o envolvimento dos alunos em
participação da sequência.
![]() |
|||
![]() |
INTERPRETAÇÃO
DO TEXTO
O leão e o ratinho
![]() |
UM leão, CANSADO DE TANTO
CAÇAR, DORMIA ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA DE UMA BOA ÁRVORE. VIERAM UNS
RATINHOS PASSEAR POR CIMA DELE E ELE ACORDOU. TODOS CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS
UM, QUE O LEÃO PRENDEU DEBAIXO DA PATA. TANTO O RATINHO PEDIU E IMPLOROU QUE O
LEÃO DESISTIU DE ESMAGÁ-LO E DEIXOU QUE FOSSE EMBORA. ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO
FICOU PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO CONSEGUINDO SE SOLTAR, FAZIA A
FLORESTA TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA. NISSO APARECEU O RATINHO, E COM SEUS
DENTES AFIADOS ROEU AS CORDAS E SOLTOU O LEÃO.
MORAL:
UMA BOA AÇÃO GANHA A OUTRA.
FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: COMPANHIA
DAS LETRINHAS, 1994, P. 38
![]() |
1-
QUEM DORMIA DEBAIXO DE UMA ÁRVORE:
( ) UM RATINHO
( ) UM LEÃO
( ) ALGUNS BICHOS
2- O QUE O LEÃO FEZ COM O RATINHO:
( ) SOLTOU.
( ) COMEU.
( ) PRENDEU.
3-
COMO OS CAÇADORES PEGARAM O LEÃO?
( ) COM UMA CAIXA.

( ) COM UMA REDE.
4- O
TÍTULO DA HISTÓRIA É:
( ) O LEÃO E SEUS AMIGOS.
( ) O LEÃO E OS CAÇADORES.
( ) O LEÃO E O RATINHO.
RESPONDA ÀS PERGUNTAS:
1- POR QUE O LEÃO SOLTOU O RATINHO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O QUE ACONTECEU COM O LEÃO PARA QUE O
RATINHO O AJUDASSE?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- QUAL É A MORAL DA HISTÓRIA? DISCUTA COM
SEUS COLEGAS.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- PESQUISE COM SUA TURMA O QUE É FÁBULA:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE ESTÃO
FALTANDO.

QUE CONFUSÃO...
ENCONTRE O NOME DE OITO ANIMAIS NESTE
EMARANHADO DE LETRAS. PINTE CADA NOME DE UMA COR. DEPOIS, ESCREVA-O ABAIXO DO
DESENHO CORRESPONDENTE.

REESCREVA A FÁBULA NA ORDEM
CORRETA
|
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
LIGANDO
PONTINHOS
LIGUE
OS PONTOS NA ORDEM NUMÉRICA E DESCUBRA O QUE O RATINHO QUER COMER. DEPOIS
ESCREVA O NOME DO QUE VOCÊ ENCONTROU.

CRUZADINHA:
O LEÃO E O RATINHO

RELEIA A FÁBULA E NUMERE OS
FATOS NA ORDEM EM
QUE ACONTECERAM E DEPOIS COPIE NA ORDEM CERTA:
( ) O LEÃO – REI DA SELVA – DORMIA SOB A
SOMBRA DE UMA ÁRVORE.
( ) _POR
FAVOR, NÃO ME ESMAGUE! – INSISTIU O RATINHO.
( ) UM BANDO DE RATOS RESOLVEU PASSAR POR CIMA
DO LEÃO.
( ) O LEÃO ACORDOU E PRENDEU UM RATO DEBAIXO
DE SUA PATA.
( ) DIAS DEPOIS O LEÃO FICOU PRESO EM UMA REDE DEIXADA
NA FLORESTA POR ALGUNS CAÇADORES E O RATINHO O SOLTOU.
( ) O LEÃO DEIXOU QUE O RATINHO SE FOSSE.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PARA COMEMORAR O FATO DE
ESTAREM VIVOS, O LEÃO E O RATINHO DA FÁBULA
RESOLVERAM FAZER UM BOLO E COMPARTILHAR COM OS AMIGOS DA FLORESTA.
VAMOS ESCREVER A
RECEITA DO BOLO USADA POR ELES:
BOLO ____________________________________
Ingredientes:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
modo
de preparo:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VAMOS
ESCREVER A HISTÓRIA:
O LEÃO E O RATINHO

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
Colagem:
Com
papéis coloridos faça o leão e o ratinho:

Complete
com os nomes dos animais e o que se pede:

A FÁBULA NOS FEZ
CONHECER ALGUNS ANIMAIS, ENTÃO ESCREVA ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS:


_____________________________________________
___________________________________________
A sua professora vai
ler a fábula “ O LEÃO E O RATINHO”. Preste bem atenção em seguida escreva com
suas próprias palavras a fábula que a professora contou:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MONTE
O RATINHO:

OBSERVE
A FIGURA E INVENTE UMA HISTÓRIA:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

responda
às perguntas:
O QUE VOCÊ ACHOU DO
RATINHO TER AJUDADO O LEÃO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SE VOCÊ FOSSE O
RATINHO, VOCÊ AJUDARIA O LEÃO? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
![]() |
![]() |
O RATO DA CIDADE E O
RATO DO CAMPO
UM RATO DA CIDADE RESOLVEU OFERECER UM
BANQUETE AO RATO DO CAMPO. O RATO DO CAMPO ADMIROU-SE DE TANTO LUXO, MAS, CADA
BARULHINHO QUE SE FAZIA OUVIR, O RATO DA CIDADE FUGIA E SE ESCONDIA.
O RATO DO CAMPO FOI EMBORA PORQUE ACHOU QUE
TUDO LÁ ERA MUITO BOM E BONITO, MAS NÃO LHE SERVIA PORQUE MELHOR DO QUE AQUELE
LUXO TODO ERA O SOSSEGO QUE TINHA NA ROÇA.
ENTENDENDO O TEXTO

( )
UM BOM SONO.
( ) UM BOM TRABALHO.
( ) UM BOM JANTAR.
2- A
CASA ONDE FOI OFERECIDO O
BANQUETE
ERA:
( )
MUITO LUXUOSA.
( ) MUITO GRANDIOSA.
( ) MUITO LUMINOSA.
3-
POR QUE VOCÊ ACHA QUE O RATO DA CIDADE SE ESCONDIA TODA VEZ QUE OUVIA UM
BARULHO?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4-
QUAL É A MORAL DA HISTÓRIA?

5-
AS PESSOAS QUE VIVEM NO CAMPO COMEM ALIMENTOS DIFERENTES DAS PESSOAS QUE VIVEM
NA CIDADE? POR QUÊ?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
LEVE O RATINHO ATÉ O QUEIJO,
PASSANDO PELO CAMINHO DO ALFABETO:

DOBRADURA DO RATO

agora que você já conhece a fábula, escreva-a contando com suas
próprias palavras:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
o rato do campo e o rato da
cidade
Um dia um rato do campo
convidou o rato que morava na cidade para ir visitá-lo. O rato da cidade foi, mas não gostou
da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para
acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa
vida".
E lá se foi o rato do campo para
a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras.
Resolveram começar a comer na
mesma hora mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém
entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco
apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam
saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de
novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu
voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.
Mais vale uma vida modesta com
paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

pinte
bem bonito o desenho:

DESENHE COMO ERA:
|
||||||
|
||||||
![]() |
||||||
![]() |
A RAPOSA E AS UVAS
UMA RAPOSA PASSOU POR BAIXO DE UMA
PARREIRA CARREGADA DE LINADAS UVAS. FICOU LOGO COM MUITA VONTADE DE APANHAR AS
UVAS PARA COMER.
DEU MUITOS SALTOS, TENTOU SUBIR NA
PARREIRA, MAS NÃO CONSEGUIU.
DEPOIS DE MUITO TENTAR FOI-SE EMBORA,
DIZENDO:
____EU NEM ESTOU LIGANDO PARA AS UVAS.
ELAS ESTÃO VERDES MESMO...
ROCHA, RUTH. FÁBULA DE ESOPO

ENTENDENDO O TEXTO
1- A RAPOSA ESTAVA PASSEANDO QUANDO VIU UMA:
( ) MANGUEIRA
CARREGADA DE UVAS.
( ) PARREIRA
CARREGADA DE UVAS.
( ) LARANJEIRA
CARREGADA DE UVAS.
2- A RAPOSA QUERIA COMER AS UVAS PORQUE:
( ) ESTAVA MUITO
CANSADA.
( ) ESTAVA COM
MUITA SEDE.
( ) ESTAVA COM
MUITA FOME.
3- ESTE TEXTO É UM(a):
( )
CONVITE.
( )
BILHETE.
( )
FÁBULA.
4- O MOTIVO POR QUE A RAPOSA NÃO CONSEGUIU
APANHAR AS UVAS FOI QUE:
( ) AS UVAS AINDA ESTAVAM VERDES.
( ) A PARREIRA ERA MUITO ALTA.
( ) AS UVAS ERAM POUCAS.
RESPONDA:
1. AFINAL, A RAPOSA QUERIA OU NÃO AS UVAS?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O QUE VOCÊ ACHOU DA ATITUDE DA RAPOSA? DÊ A SUA OPINIÃO.

QUAL CAMINHO LEVARÁ A RAPOSA ATÉ AS UVAS?

PINTE
BEM BONITO


CAÇA
- PALAVRAS

TEXTO COLETIVO

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
A PROFESSORA VAI CONTAR A
FÁBULA “A RAPOSA E AS UVAS” . Preste bem atenção, depois escreva com suas
próprias palavras:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




DESENHE E ESCREVA COMO A RAPOSA PODERIA FAZER PARA PEGAR
AS UVAS, SE ELA ESTIVESSE MESMO DISPOSTA A ALCANÇÁ-LAS:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
rECORTE E
COLOQUE A FÁBULA NA ORDEM CERTA:


Ela então usou de todos os seus dotes e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.
Moral da História:
Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.
Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.


_Olhando com mais atenção, percebo agora que as Uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio.
Uma Raposa,
morta de fome, viu ao passar, penduradas nas grades de uma viçosa videira,
alguns cachos de Uvas negras e maduras.

Por fim deu meia volta e foi embora, e consolando a si mesma, meio
desapontada disse:
A Raposa
e as Uvas
DOBRADURA
DA RAPOSA

A CIGARRA E A FORMIGA
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO, ENQUANTO A
FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
QUANDO CHEGOU O INVERNO, A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA
PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
A FORMIGA, ENTÃO,
PERGUNTOU A ELA:
- E O QUE É QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O
VERÃO?
DURANTE O VERÃO, EU CANTEI – DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA
RESPONDEU:
-
MUITO BEM, POIS AGORA DANCE!
(Fábula
de Esopo)
1.
QUEM SÃO AS PERSONAGENS ?
______________________________________________________
2.
O QUE A CIGARRA FEZ DURANTE TODO O VERÃO ?
______________________________________________________
3. O QUE A FORMIGA
FEZ DURANTE TODO O VERÃO ?
______________________________________________________
4. O QUE ACONTECEU
COM A CIGARRA QUANDO O INVERNO CHEGOU ?
______________________________________________________
5.
POR QUE VOCÊ ACHA QUE A FORMIGA MANDOU A CIGARRA DANÇAR ?
______________________________________________________
ESCREVA OS NOMES DOS
PERSONAGENS DA FÁBULA QUE A PROFESSORA LEU:

|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
QUAL É O TÍTULO DA HISTÓRIA?

A
__ __ __
__ __ __
__ __ __ __ __
__ __ __
__ __
LEITURA
E INTERPRETAÇÃO
A
CIGARRA E A FORMIGA RUTH
ROCHA
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO,
ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
QUANDO CHEGOU O INVERNO A CIGARRA VEIO
À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
A FORMIGA ENTÃO PERGUNTOU A ELA:
- E O QUE É QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O
VERÃO?
- DURANTE O VERÃO EU CANTEI – DISSE A
CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
- MUITO BEM, POIS AGORA DANCE!

RESPONDA:
1) O
QUE A FORMIGA FEZ NO VERÃO?
__________________________________________________________________________________________________________________________
2) O
QUE A CIGARRA FEZ NO VERÃO?
__________________________________________________________________________________________________________________________
3) POR
QUE A FORMIGA NÃO DEU COMIDA À CIGARRA?
_______________________________________________________________________________________________________________________
4) O
QUE VOCÊ ACHA QUE ACONTECEU À CIGARRA?
__________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
5) SE
VOCÊ FOSSE A FORMIGA, VOCÊ DARIA COMIDA PARA A CIGARRA? POR QUÊ?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NUMERE AS CENAS COM O INÍCIO , MEIO E FIM DA HISTÓRIA
DEPOIS ESCREVA A HISTÓRIA:

________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
A cigarra
e a formiga
A cigarra passou todo
o verão cantando, enquanto a formiga
juntava seus grãos.
Quando chegou o
inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer.
A formiga então
perguntou a ela:
_ E o que você fez
durante todo o verão?
_ Durante o verão, eu
cantei. _ disse a cigarra.
E a formiga respondeu:
_ Muito bem, pois
agora dance!
Fábulas de
Esopo, Ruth Rocha, FTD
1_ O texto é um:
( ) poema
( ) lenda
( ) fábula
2- Escreva o título do texto.
_______________________________________________
3- Quem são os personagens?
_______________________________________________
4- Quem disse cada uma destas frases?
_ Durante o verão, eu cantei.
________________________________________________
_ Muito bem, pois agora dance!
________________________________________________
5- Dê a sua opinião a respeito de cada personagem desta fábula
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Produção de texto

Escreva a
história “a cigarra e a formiga”
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
USE
SUA CRIATIVIDADE E PREENCHA OS BALÕES:



PINTE OS ESPAÇOS COM PONTINHOS E DESCUBRA QUEM A
FORMIGA SE LEMBROU PARA DAR UM PRATO DE COMIDA.

LIGUE:

CRUZADINHA
A CIGARRA E A FORMIGA

AGORA COM ATENÇÃO, LEIA A FÁBULA, RECORTE E
COLE JUNTO COM A ILUSTRAÇÃO CORRETA.
A CIGARRA E A FORMIGA
-DURANTE O VERÃO EU, CANTEI.
-DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
- MUITO BEM, POIS AGORA DANCE!
|
A CIGARRA PASSOU O VERÃO CANTANDO, ENQUANTO
A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
|
A FORMIGA ENTÃO PERGUNTOU A ELA:
- E O
QUE FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
|
QUANDO
CHEGOU O INVERNO, A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR LHE QUE DESSE O
QUE COMER.
|

ESCREVA A HISTÓRIA:
A CIGARRA E A FORMIGA




LEVE A CIGARRA ATÉ CHEGAR A FORMIGA:


LEVE
A FORMIGA AO FORMIGUEIRO CERTO. PARA ISSO , VOCÊ TERÁ QUE DESCOBRIR O CAMINHO,
RESOLVENDO OS PROBLEMAS.
O
CAMINHO CORRETO TEM COMO RESPOSTA FINAL O NÚMERO 10.

Leve a cigarra até encontrar a formiga:

Pinte o desenho bem bonito:

Recorte e monte a fábula da cigarra e a formiga:

A formiga



A lebre e a tartaruga
Um dia, uma tartaruga começou a contar
vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole, e
enquanto falava, a tartaruga ria e ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo
impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.
"Deve ser só de brincadeira!",
pensou a lebre.
A raposa era o juiz e recebia as apostas.
A corrida começou, e na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da tartaruga.
O dia estava quente, por isso lá pelo meio do caminho a lebre teve a idéia de
brincar um pouco. Depois de brincar, resolveu tirar uma soneca à sombra
fresquinha de uma árvore.
"Se por acaso a
tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na frente de novo",
pensou.
A lebre achava que não ia perder aquela
corrida de jeito nenhum. Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão,
arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma vez, só
pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto que esqueceu de prestar atenção
na tartaruga. Quando ela acordou, cadê a tartaruga? Bem que a lebre se levantou
e saiu zunindo, mas nem adiantava! De longe ela viu a tartaruga esperando por
ela na linha de chegada.
ESOPO. Fábulas de Esopo. São Paulo:
Companhia das Letrinhas,1994.

Trabalhando o texto.
1- Quem são as personagens da fábula?
________________________________________________________________
2- Por que a lebre achava que ia ganhar a
corrida?
________________________________________________________________
3- Quem foi a vencedora da prova?
________________________________________________________________

_____
__________________________________________________________
5- Você já sabe que as fábulas têm uma moral
da história. Isso porque elas são histórias para ensinar alguma coisa. Qual
será o ensinamento da fábula A lebre e a tartaruga?
Marque um X nas três respostas que
servem como moral da fábula lida.
a) (
) Quem avisa amigo é.
b) (
) Devagar se vai ao longe.
c) (
) Quem não tem cão, caça com gato.
d) (
) Devagar e sempre se chega na frente.
e) (
) Com perseverança, tudo se alcança.

RECORTE
E MONTE A FÁBULA NA ORDEM CERTA:
MORAL DA HISTÓRIA: “COM
PERSEVERANÇA, TUDO SE ALCANÇA”.
|
NUNCA PERCO DE NINGUÉM.
DESAFIO A TODOS AQUI A TOMAREM PARTE NUMA CORRIDA COMIGO.
|
A UM SINAL DADO PELOS OUTROS
ANIMAIS, AS DUAS PARTIRAM. A LEBRE SAIU A TODA VELOCIDADE. MAIS ADIANTE, PARA
DEMONSTRAR SEU DESPREZO PELA RIVAL, DEITOU-SE E TIROU UMA SONECA.
|
A LEBRE ESTAVA SE VANGLORIANDO
DE SUA RAPIDEZ,
PERANTE OS OUTROS ANIMAIS:
|
GUARDE A SUA PRESUNÇÃO ATÉ VER QUEM
GANHA, RECOMENDOU A TARTARUGA.
|
COM PERSEVERANÇA, TUDO SE ALCANÇA.
|
ACEITO O DESAFIO! – DISSE A
TARTARUGA CALMAMENTE.
|
A TARTARUGA CONTINUOU AVANÇANDO COM
MUITA PERSEVERANÇA. QUANDO A LEBRE ACORDOU, VIU-A JÁ PERTINHO DO PONTO FINAL
E NÃO TEVE TEMPO DE CORRER PARA CHEGAR PRIMEIRO: A TARTARUGA ENTÃO DISSE:
|
A LEBRE E A TARTARUGA
|
ISTO PARECE BRINCADEIRA.
PODEREI DANÇAR À SUA VOLTA, POR TODO O CAMINHO – RESPONDEU A LEBRE.
|
Recorte e cole os quadrinhos na ordem certa dA HISTÓRIA:
A LEBRE E A TARTARUGA

DISCUTA COM OS SEUS COLEGAS:
O QUE É POSSÍVEL APRENDER COM ESTA FÁBULA?
O texto a seguir fala de uma corrida feita por uma lebre e uma
tartaruga. Mas algumas palavras estão faltando. Você é capaz de escrevê-las?
A
LEBRE E A TARTARUGA
A LEBRE ESTAVA SE VANGLORIANDO DE SUA
_____________
PERANTE OS OUTROS
ANIMAIS.
- NUNCA PERCO DE
NINGUÉM. DESAFIO TODOS AQUI A TOMAREM PARTE NUMA CORRIDA COMIGO.
- ACEITO O DESAFIO! - DISSE A
______________________
CALMAMENTE.
- ISTO PARECE
BRINCADEIRA. PODEREI DANÇAR À SUA VOLTA, POR TODO O CAMINHO – RESPONDEU A
__________
- GUARDE SUA
PRESUNÇÃO ATÉ VER
QUEM ____________
- RECOMENDOU A TARTARUGA.
A UM SINAL DADO PELOS
OUTROS, AS duas PARTIRAM. A LEBRE SAIU
A TODA VELOCIDADE. MAS ADIANTE,
PARA DEMONSTRAR SEU DESPREZO PELA RIVAL, DEITOU-SE E TIROU UMA
__________________
A ____________________ CONTINUOU
AVANÇANDO, COMPERSEVERANÇA.
QUANDO A __________
ACORDOU, VIU-A JÁ PERTINHO
DO PONTO
FINAL E NÃO TEVE TEMPO
DE ____________PARA CHEGAR
PRIMEIRO.
A TARTARUGA ENTÃO, disse
:
- DEVAGAR SE VAI AO LONGE.
Escreva a história da lebre e a tartaruga com suas
próprias palavras:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RECORTE E PINTE OS DEDOCHES DA HISTÓRIA “A
LEBRE E A TARTARUGA”:

AGORA QUE VOCÊ CONHECE A FÁBULA A LEBRE E A
TARTARUGA, ESCREVA O FINAL DA HISTÓRIA:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA A FÁBULA EM OUTRA VERSÃO CONTADA
EM HISTÓRIA EM
QUADRINHOS :

Nenhum comentário:
Postar um comentário