Aprender algo não é tarefa fácil e se tratando da leitura e escrita – habilidades distintas, mas que são exercidas em conjunto -, tão necessárias para a inserção do individuo ou a expansão do mesmo no meio em que vive.
Sabemos que nos primórdios da sociedade letrada ou até mesmo no início do pensamento filosófico o qual ainda estava sendo estruturado, havia a necessidade de se aprender sobre e para que tal alcançasse expansão era vital que neurônios fossem postos à prova, ou seja, algo estava em jogo, algo era de importância que acontecesse. Mas o quê e como?
Entretanto o aprender é contínuo, mas o que motiva o ser humano nessa jornada? Como uma criança tem noção do que é o aprender e como o interesse/desejo por este se dá? Como podemos interpretar a aprendizagem da criança de 6/7anos?
De acordo com pesquisas realizadas referente aos ciclos de alfabetização e seus desenvolvimentos, sabemos que ainda persiste certo índice de crianças as quais irão ingressar o 2º ano do primeiro ciclo de alfabetização sem contemplar o entendimento na leitura e escrita convencional - dados a partir de observações realizada na escola local -. Assim, nos resta questionar o que aconteceu ao longo desse percurso o que foi realizado e o que passou despercebido nesse processo.
O presente trabalho tem como objetivo investigar e entender esse processo de aprendizagem e com embasamento em autores os quais muito contribuíram sobre o tema, também analisar o olhar de outras vertentes dentre eles cito a médica: Psiquiatria/ Neurologia, o da Psicopedagogia e a da Psicanálise em uma leitura de Feurd e Lacan sob o olhar psicanalítico e demais autores como aporte teórico.
Todos tem capacidade em aprender algo, mas para que isso aconteça há um vasto caminho para se discorrer e pontuar. O tema a ser desenvolvido traz incógnitas em como se aprende? O que está por trás do aprender? Será que deve haver o desejo para se aprender? Onde nasce esse desejo? Lembrando que esse resultado também contribui para o crescente número de defasagem escolar. Sob o olhar de outras linhas de pensamento, identificar a posição do desejo dentro deste contexto e como esse faz relação com o indivíduo o qual está em desenvolvimento – cognitivo – nesse processo de aprendizagem.
Referências Bibliográficas:
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http://www.maisqualidadedevida.com.br/atividade-fisica-para-criancas/
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